Lucas Paquetá Flamengo
Um valente Vasco surpreende e expõe o esfarelar do Flamengo em Brasília
16 setembro 02:34
Lucas Paquetá Willian Arão Flamengo 2018 Atlético-MG
Flamengo apresenta sua versão ‘doida’, vence o Galo, mas ainda busca equilíbrio
24 setembro 02:38

A demo de FIFA 19: jogo muda de patamar com imersão no mundo da tática

Neymar FIFA 19

 

Em 2017, a EA Sports chegou mais devagar com a nova edição de FIFA. Deu uma bela polida em FIFA 18, com ajustes finos, melhorando de forma leve a jogabilidade e sem grandes novidades. Talvez fosse mesmo suficiente, já que o game é absoluto no seu nicho. Não há melhor opção para viver uma experiência de futebol no mundo virtual do que a franquia da produtora canadense. Neste ano, no entanto, a decisão da EA Sports parece mesmo ter sido pular uns degraus e elevar o game a outro patamar. É isso que nos indica a demo de FIFA 19, liberada no fim da última semana. O jogo abriu ainda mais vantagem sobre o principal concorrente, PES.

Taticas FIFA 19 tacticsTestamos o novo FIFA em um PS4, no nível legendary. E a impressão foi a melhor possível. Sim, a jogabilidade melhorou. A fluidez está melhor, deixando o game muito gostoso de jogar. O controle sobre os jogadores virtuais está bem mais manual, diminuindo demais a sensação de que há uma mecânica pré-programada. Para isso, um componente adicionado nesta edição foi fundamental: a chamada finalização calibrada. Lembra aquele papo de puxar o jogador na frente da grande área, apertar R1 + quadrado, ver a bola entrar no ângulo e comemorar? Pois então, ficou mais difícil. É necessária uma técnica mais caprichada de quem está com o controle na mão, medindo muito mais a intensidade com que toca o botão. Em um lance, saímos com Sterling, do Manchester City, na cara do goleiro, envergamos o corpo para chapar no canto com a canhota. Em FIFA 18 fatalmente seria gol. Agora? O atacante inglês mandou quase na lateral.FIFA 19 táticas tactics

Essa jogabilidade mais refinada foi muito impactada por uma enorme evolução do game com o maior detalhamento da postura tática dos times. Parte essencial do mundo real, agora você deve ter uma mínima noção de esquemas e posicionamento para melhorar a sua imersão em FIFA 19. Então, amigo, comece a acompanhar os jogos pelo mundo com maior atenção. Há lá todas as opções que Guardiola, Klopp e companhia utilizam em seus festejados trabalhos. Qual o comportamento da sua equipe ao defender? Marcação mais adiantada, com pressão sempre sobre o adversário ou um time mais recuado, com linhas próximas e realizando a pressão no rival ao perder a posse de bola? Basta selecionar em leves toques antes dos jogos. É absolutamente fantástico. Até o amigo que gosta do bom tatiquês pode se fartar. Time com mais amplitude e profundidade? Voilà. Está feito.

Neymar FIFA 19É interessante que não se trata apenas de um mimo da EA Sports para forçar uma novidade e justificar o novo game. Não é enfeite. Há impacto real em como sua equipe se apresenta no campinho virutal. Tente jogar com o Manchester City, por exemplo. A pressão dos jogadores nos rivais é incrível, um sufoco claro. Mas, obviamente, há um preço, muito bem balanceado pelos produtores do jogo: os jogadores ficam muito desgastados. Certamente você será obrigado a realizar trocas na equipe antes do que imagina. Por isso é interessante variar a postura ao longo de uma disputa. E há várias possibilidades. Até para quem gosta de uma boa retranca, com o time fechadinho e apostando só em bola longa. Vá nas táticas e tudo se resolve. Manter o time bem compactado, próximo e armando contra-ataques fulminantes para chegar ao gol rival com três toques? Fácil. A função, tão real, eleva o game a um novo patamar, abrindo muita distância para o rival PES 2019, já lançado e que evolui, mas parece não encontrar maneiras de chegar a ponto de equilibrar a disputa com FIFA 19.

Hunter de volta para seu capítulo derradeiro

A demo de Fifa dá ainda um gostinho da saga The Journey, com Alex Hunter em busca da consagração na Uefa Champions League. Aliás, a licença do maior campeonato de clubes do mundo é um grande destaque de FIFA 19. Além de The Journey, podemos jogar apenas com clubes que disputam a competição europeia e numa simulação de um embate na fase de grupos da competição. Toda a identidade visual do torneio foi muito bem aproveitada pela EA Sports, possibilitando uma ótima imersão. Mas, bem, falávamos sobre Hunter.

Para quem jogou as duas últimas edições de FIFA, a ascensão do jovem jogador inglês desde a base até o sucesso nos profissionais é bem conhecida. E a possibilidade de ida para o Real Madrid bem encaminhada no fim da última versão do modo história. Pois bem. Hunter está, sim, no campeão europeu na demo de The Journey, intitulada com “Champions”. E podemos jogar a estreia do garoto na Champions League, rodeado por estrelas como Modric, Marcelo, Casemiro, Kroos e tantos outros. Teremos, também, a possibilidade de desenvolver as histórias de outros personagens: Danny Williams, amigo de Hunter, e Kim Hunter, irmã do protagonista. Mas isso só na versão completa. Mesmo caso dos badalados novos modos de Kick Off. Regra da Casa (onde você estipula com quais regras vai querer jogar) e Modo Sobrevivência (a cada gol marcado, seu time perde um jogador de forma aleatória, exceto o goleiro). De qualquer maneira, a demo foi um ótimo aperitivo. O game será lançado dia 28 de setembro.

Os comentários estão encerrados.