Camilo Montillo Botafogo 2017
Ficou na imaginação: em nove jogos, o fim da dupla Camilo e Montillo
19 julho 15:14
Um Flamengo preso em um feitiço do tempo coleciona mais um empate no Brasileiro
20 julho 01:34

Próximo da saída, Nenê tem participação em metade dos gols do Vasco em 2017

Nenê gol Vasco Macaé 2017

Nenê comemora o gol contra o Macaé

Nenê no Vasco

Nenê arrumou as malas, faltou a treino e indica que não deseja mais permanecer no Vasco. Uma relação conturbada que já conta com rusgas desde o início da temporada e chegou ao auge com sua barração pelo técnico Milton Mendes. Fora de campo, a tarefa é de difícil controle e aparar de arestas. Mas, nas quatro linhas, o Vasco ainda aao longo de 2017 se baseou muito no camisa 10 para construir o seu jogo. Quase 50% dos gols da equipe na temporada passaram pelos pés do meia.

No total, o Vasco marcou 40 gols nos 33 jogos da temporada. Nada menos do que 19 deles tiveram a participação de Nenê, seja com gols, assistências ou início da jogada. Nesta temporada, ele soma oito gols, sete assistências e nove cartões amarelos com a camisa vascaína. Disputou 30 jogos pelo clube, com 12 vitórias, sete empates e 11 derrotas, aproveitamento de 47,7%. O Vasco disputou apenas três jogos na temporada sem a participação do meia. Contra Bahia e Vitória, pelo Brasileiro, e contra o Vila Nova, pela Copa do Brasil. Em todos conseguiu vencer.

No início da temporada, Nenê teve rusgas com a cúpula da diretoria vascaína em desacordo sobre horários de treinamentos e um ou outra liberação para participação em programas de tv. Ele ficou irritado com as negativas. Mas era titular absoluto de Cristóvão Borges, o que confortava. Com a chegada de Milton Mendes, ele perdeu espaço na equipe e o protagonismo que tinha até em termos táticos. Deixou de ser o meia centralizado e acabou posicionado pelo lado esquerdo, obrigado a voltar para marcar com frequência, o que aumentou o desgaste de um jogador que nesta quarta-feira completa 36 anos.

A barração no Campeonato Brasileiro apenas aumentou o desgaste com o técnico Milton Mendes. No Campeonato Carioca, Nenê esteve em campo por 1.334 minutos e disputou todos os 15 jogos do time. No Brasileiro, ele esteve em campo em 12 dos 14 jogos da equipe até agora, mas permaneceu 840 minutos em campo – em média, 18 minutos a menos por partida do que no Carioca. O empresário do jogador, Gilvan Costa, já externou o desejo por maior valorização ou a preferência por ser negociado. Depois de quase dois anos, a Era Nenê em São Januário parece estar bem próxima do fim. Ainda que a cada dois gols vascaíno um tenha a participação do meia.

Nenê no Vasco em 2017:

Brasileiro: 12 jogos, 840 minutos, 2 gols, 2 amarelos
Carioca: 15 jogos, 1.334 minutos, 3 gols, 6 amarelos
Copa do Brasil: 3 jogos, 270 minutos, 3 gols, 1 amarelo
Total: 30 jogos, 2.444 minutos, 8 gols, 9 amarelos

Os comentários estão encerrados.