Vinicius Junior Flamengo
Venda de Vinicius Junior tem valor superior ou igual a 13 elencos da Série A do Brasileiro
22 Maio 02:40
Conca Diego Flamengo 2017
Um Conca rubro-negro: opções para Zé Ricardo ajustar o Flamengo na temporada
22 Maio 18:23

Sem Sornoza, Scarpa ou Wendel? As opções de Abel Braga para a vaga do meia

Sornoza Fluminense 2017 Maracanã Goiás Copa do Brasil

Sornoza Fluminense 2017 Maracanã Goiás Copa do Brasil

A boa fase do Fluminense no início do Campeonato Brasileiro sofreu um abalo com a confirmação nesta segunda-feira de que o meia Sornoza sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo durante o jogo com o Atlético-MG. O equatoriano será submetido a uma cirurgia nesta terça e o prazo de recuperação é estimado em três meses. Um choque para Abel Braga. Principal contratação para a temporada, o meia encaixou como uma luva no esquema do técnico. Faz a bola andar mais rápido com o passe refinado, além de ser combativo na marcação. Ideal para um esquema com três atacantes que prima pelo contra-ataque letal.

Scarpa de volta ao meio: agudo

Dos 31 jogos do Fluminense na temporada, Sornoza disputou 24, com 2.057 minutos em campo. Foram cinco gols, cinco assistências e seis cartões amarelos. Perdê-lo é uma notícia ruim diante de um elenco enxuto e recheado de garotos. Não há no grupo tricolor jogador com características semelhantes, de bom passe, aproximação à área e boa finalização, principalmente em chutes e cobranças de falta. Abel terá de adaptar, já que dificilmente abriria mão do esquema 4-3-3, como indicou ao longo do ano.

A opção mais evidente é o recuo de Gustavo Scarpa, recuperado da lesão, do lado direito do ataque para o ocupar a função de Sornoza, na meia esquerda, ao lado de Wendel. Com isso, Wellington voltaria ao time e o trio de ataque que disputou a maior parte da temporada, com Richarlison na esquerda e Henrique Dourado centralizado, seria refeito. Scarpa, no entanto, é mais agudo do que Sornoza, que sabia manter a cadência quando necessário. O camisa 10 tricolor também ficaria mais longe da área.

Scarpa no ataque, Douglas no meio

Caso queira manter Scarpa no ataque, utilizar Douglas no meio e transformar Wendel em um jogador mais avançado, com bom passe e qualidade para sair para o jogo, é uma opção. Douglas jogou ao lado de Sornoza no início da temporada, mas acabou lesionado e perdeu espaço. Tem qualidade para atacar e mostra mais força na marcação do que Scarpa, por exemplo. Neste caso, a função de Sornoza caberia a Wendel. Um jogador mais flexível. Com o equatoriano em campo, ele alterna entre os lados direito e esquerdo conforme o andar da partida. Sabe defender e sair para o ataque com velocidade. A perda das bolas paradas de Sornoza, no entanto, é inevitável. Serão longos três meses para Abel Braga e a torcida tricolor.

Sornoza:

Os comentários estão encerrados.